Software para gestão de clubes: opte por um ERP especialista

Adotar um software para gestão de clubes é uma decisão inteligente em função das múltiplas tarefas e desafios que envolvem as tarefas rotineiras nesse tipo de associação.

 

Na verdade, os clubes já utilizam softwares de gestão, porém muitos utilizam ERP generalistas, isto é, desenvolvidos para atender qualquer tipo de negócio.

  

Outros, porém, optam por ferramentas desenvolvidas especificamente para o clube, contratando uma empresa para desenvolver a ferramenta sob encomenda – o que representa um custo maior para a organização. 

 

Mas existe uma outra possibilidade: utilizar um ERP especialista. Isto é, uma solução desenvolvida especialmente para um determinado nicho de mercado, por profissionais que conhecem o setor e as necessidades do gestor. 

Continue a leitura e saiba porque na hora de escolher um software para gestão de clubes, o ERP especialista vai te entregar a melhor relação custo-benefício! 

 

ERP generalista não responde às necessidades próprias de um clube 

 

O mercado oferece inúmeros ERPs desenvolvidos para atender todo tipo de negócios e que possuem como principal atrativo o fato de serem bem conhecidos no mercado. 

Mas, assim como um martelo não foi elaborado para apertar um parafuso, essas soluções não conseguem atingir os processos específicos de clubes.  

 

É o caso do conceito de título patrimonial, algo que só existe nesse tipo de negócio. Mas existem outros pontos que demonstram a importância de um software para gestão de clubes. 

 

Somente um ERP especialista considera itens como vinculação de titular e dependente, oferecendo visibilidade total e controles que consideram os limites estabelecidos para dependentes utilizarem determinado espaço ou se o associado está em dia com o pagamento de mensalidades, por exemplo. 

 

Da mesma forma, módulos como gestão e emissão de convites, gerenciamento de acesso, náutica, atividades esportivas e de ocupação de armários inexistem em ERP generalistas.  

 

Quando adaptáveis, seus controles são genéricos, impossibilitando que a gestão de serviços fundamentais para um clube seja minimamente eficiente. 

 

Além disso, uma solução generalista foca na gestão de processos administrativos, ao passo que um software para gestão de clubes permite que o sócio tenha uma interface com os serviços oferecidos, elevando a sua satisfação.

 

Vale destacar, ainda, que os processos de um ERP generalista são complexos para clubes menores, inviabilizando sua utilização por parte de equipes reduzidas.

 

O uso de ERP generalista é recomendado apenas para clubes com operações de grande porte, desde que combinado com um ERP especialista.  

 

Isso porque a solução especialmente desenvolvida para clubes cuidará de toda a operação específica da entidade, entregando os dados finais para serem tratados pelo ERP generalista. Integração que, geralmente, ocorre no nível contábil. 

 

Softwares sob encomenda exigem maiores investimentos


Foi-se o tempo que era viável construir um software específico para cada instituição. 

 

A evolução do mercado de software é cada vez mais rápida, exigindo um alto nível de especialização da mão de obra. Esse é um dos fatores que encarecem absurdamente toda a cadeia de arquitetura e desenvolvimento de um software.

 

Esse alto custo também está presente no caso de mão de obra interna. Afinal, envolve salários à altura do colaborador e o desafio de manter equipe de desenvolvimento interna. O que é complexo, tendo em vista que esses profissionais estão cada vez mais disputados em empresas de tecnologia. 

Também merece destaque que o software para gestão de clubes feito sob encomenda, possui funcionalidades limitadas quando comparado aos produtos especialistas disponíveis no mercado. 

 

Essa defasagem é consequência do atraso na evolução do produto que, na maioria dos casos, demora para passar por esse processo de atualização.  

Por fim, vale citar que o custo de manutenção é muito alto, pois é absorvido unicamente pela instituição que o desenvolveu. 

 

Vantagens de um software para gestão de clubes – ou ERP especialista

 

Agora chegou a vez de conhecermos as principais vantagens do ERP especialista.

 

Para começar, o investimento na implantação e manutenção de um software para gestão de clubes é muito mais baixo que as opções anteriormente citadas.

 

A razão é simples: os custos das diversas equipes envolvidas no processo são diluídos entre todos os clientes da empresa. Além disso, há um menor esforço para a adaptação a qualquer particularidade do clube. 

Evolução tecnológica constante é outra vantagem. Como forma de se manter competitivo no mercado e aprimorar continuamente os processos, visando a redução do esforço pelo cliente, o software precisa ser continuamente melhorado. 

 

No ERP especialista existem módulos específicos para as diversas atividades de um clube.  

 

Assim, o controle de acesso domina conceitos únicos de clubes, inexistentes em outros segmentos. Módulos como náutica e atividades esportivas possuem controles específicos para uma gestão profissional, com processos e telas desenhadas exclusivamente para o segmento.

 

Software para gestão de clubes também apresentam funcionalidades nativas da solução, caso do Aplicativo exclusivo do clube. E as vantagens continuam, entre elas: 

 

  • Equipe técnica, como gerentes de projetos e suporte técnico, dominam as regras dos clubes, facilitando a implantação e a configuração de funcionalidades no pós-venda;  
 
  • Integrações entre sistemas, via de regra, representam um grande esforço financeiro e técnico, onde nem sempre conseguem atingir plenamente os objetivos. Com um ERP especialista as integrações inexistem ou são reduzidas, já que o software para gestão de clubes tem nichos bastantes específicos – com menor complexidade e interferência nos processos rotineiros do clube; 
 
  • Os processos gerenciados por um ERP especialista possuem o nível de complexidade necessário para o segmento, tornando seu uso muito mais amigável (user friendly) que processos de um ERP não especialista.
     

ASC Club, um ERP especialista para gestão de clubes

 

ASC Solutions, desenvolveu o ASC Club, um software para gestão de clubes totalmente customizável para atender todas as particularidades desse tipo de associação.  

Exatamente por isso, é uma solução completa para auxiliar a gestão geral do clube com eficiência e agilidade. 

 

Moderno, ASC Club é um ERP especialista que apresenta todos os benefícios já citados nesta publicação. Mas pode oferecer muito mais, podendo ser personalizado para atender as necessidades específicas de cada associação.

 

Assim, elimina a burocracia, otimiza o tempo da equipe que faz a gestão, aumenta a proteção com controle eficiente de carros e pedestres, bem como reduz custos. 

 

Agora que já conhece todos os benefícios da implantação de um software para gestão de clubes, venha conhecer o ASC Club e garanta benefícios para todo o clube e seus associados.  

 

Clique para entrar em contato e conhecer nosso ERP especialista: 

 

CONHEÇA
NOSSAS SOLUÇÕES PERSONALIZADAS

Descubra como podemos ajudar sua gestão a ter maior eficiência e economia.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba Novidades, notícias e material de apoio exclusivo gratuitamente

ebook
9 dicas para atrair e manter sócios em seu clube