logo

Gestão de clubes e o controle de acesso de pedestres

Um dos desafios na gestão de clubes é garantir o controle de acesso. Isso porque essa tarefa envolve segurança dos associados, colaboradores e do próprio clube em si.

 

Além disso, esse gerenciamento de quem entra e sai da associação está ligado ao cumprimento de regras. Entre elas, validação de inadimplência e controle de frequência, bem como a liberação de espaços e serviços – ou a restrição a eles, quando necessário. 

 

Sem contar que, também permite gerar estatísticas de frequência dos sócios e picos de acesso – itens essenciais para a gestão de clubes ser mais eficiente e a satisfação dos sócios aumentar! 

 

Pela importância desse controle, recursos tecnológicos vêm ganhando espaço cada vez maior.  

 

A adoção de tecnologia para automatizar esse processo, possibilita que o próprio sistema libere aqueles que estão cadastrados, barrando a entrada daqueles que não estão no banco de dados do clube. 

 

Um ERP especialista para associações também agiliza a entrada e saída, liberando os colaboradores para funções mais estratégicas dentro da associação. 

 

Neste conteúdo vamos conhecer melhor alguns dos principais pontos que envolvem o acompanhamento de entrada e saída. Sejam carros ou pedestres, as duas divisões que existem dentro de um clube/associação! 

 

Vamos mostrar, também, como um software para gestão de clubes pode tornar o controle de acesso mais eficiente, rápido e seguro. 

 

Boa leitura! 

 

Controle de pedestres é essencial na gestão de clubes. E as catracas eletrônicas também! 

 

Na gestão de clubes, o controle de pedestres necessita de barreira física. E a catraca eletrônica brilha nesse quesito. 

 

Sendo um elemento de controle essencial, é muito importante considerar alguns aspectos na hora de escolher a ideal. Para começar, é importante conferir se a relação custo-benefício oferecida pelo produto é positiva.  

 

Afinal, de nada adianta uma catraca de preço bem inferior, se ela travar constantemente ou se o item não atender aos requisitos de segurança para um bom controle de acesso. 

 

material da catraca também deve ser avaliado. Se o clube estiver próximo ao mar, por exemplo, materiais inoxidáveis ou de plástico devem ser os escolhidos.  

 

Outro ponto importante a ser observado pelo responsável pela gestão de clubes diz respeito à manutenção preventiva do equipamento. Ela deve ocorrer conforme recomendação do fabricante, incluindo a lubrificação dos componentes e pequenos ajustes de peças.  

 

Esses cuidados aumentam a vida útil da catraca e evitam paralisações repentinas desse item de controle. 

 

Se o clube se preocupa com a estética do ambiente de acesso, o design da barreira retrátil também precisa ser verificado. Contudo, via de regra, quando são muito diferentes costumam gerar manutenção maior que as convencionais, sem contar que a vida útil do sistema de liberação de passagem tende a ser reduzido. 

 

Avalie, ainda, a tecnologia de comunicação, onde: 

 

  • O método serial (RS232 e RS485) é mais antigo, praticamente inexistente nos modelos mais recentes; 
  • TCP/IP é, atualmente, o mais usado, permitindo comunicação com a maioria dos softwares do mercado e controle do equipamento à distância através da rede do clube ou até mesmo internet. 

 

Por fim, mas não menos importante, verifique qual o SDK (kit de desenvolvimento de software) o fabricante da catraca utiliza. Isso porque não existe um padrão de mercado que permita um software se comunicar com inúmeras marcas de catracas utilizando uma única técnica. 

 

Assim, é extremamente importante verificar quais catracas estão homologadas para o software que atende o seu clube. Lembre-se: a aquisição de uma catraca não homologada com seu software vai causar uma grande dor de cabeça. 

 

Sistemas de identificação para controle de acesso que facilitam a gestão de clubes 

 

Já vimos a importância de um controle de acesso eficiente para a gestão de clubes. Também vimos como as catracas, tão importantes para essa finalidade, precisam ser bem selecionadas para garantir um bom investimento. 

 

Mas não basta ter uma catraca, é preciso ter outros controle associados, os chamados sistemas de identificação. Acompanhe a seguir 4 dos mais utilizados em função dos benefícios oferecidos. 

 

1. Sistema de identificação por código de barras, um dos primeiros usados na gestão de clubes

 

Uma das formas mais comuns de identificação, o código de barras, tem baixo custo de implementação e é simples de colocar em prática. Podemos dizer que uma evolução do código de barras tradicional é o QrCode, que além de conseguir representar mais dados, possui melhor performance para leituras através de dispositivos móveis (smartphones). 

 

Serve para identificação de pessoas e de veículos, com o uso de dispositivos para identificar motoristas e, assim, controlar a liberação da cancela. Rápida, a leitura do código de barras controla o acesso de associados, colaboradores, visitantes ou prestadores de serviços. 

 

As configurações do sistema de identificação são feitas mediante as necessidades da gestão de clubes. Por exemplo: locais que o associado tem direito a usufruir, dias e horários em que o espaço funciona, etc. 

 

Contudo, pode colocar a segurança em xeque, no caso do titular perder sua identificação e ela ser usada por pessoa não autorizada. Este é um ponto que pesa contra este sistema. 

 

2. Radiofrequência (RFID)

Substituto natural do código de barras, dispensa contato, funciona a uma distância entre 5 e 15 cm e é um cartão inteligente, sendo difícil de replicar. 

 

O RFID (radio frequency identification) efetua a identificação por meio de ondas de sinais que captam, armazenam e recuperam dados remotamente, por meio de dispositivos conectados a softwares. 

 

Assim, essa tecnologia controla o fluxo de pessoas e veículos no clube, podendo deixar as informações registradas para consultas posteriores no próprio cartão, nos casos dos smart cards. 

 

 

Contudo, vale a pena lembrar que não é um controle tão simples de ser implementado, o mais usual é a adoção de cartões RFID simples, que não possuem a funcionalidade de gravação de dados por uso. 

 

3. Biometria digital

Sistema de identificação que permite à gestão de clubes gerenciar os acessos de sócios, colaboradores e outras pessoas baseado na digital dos dedos. 

 

Este método possui custo mediano, acessível a maioria dos clubes. É considerado um ótimo método para autenticação (verificação de uma digital de um indivíduo previamente localizado), o método preferido pelos bancos.  

 

Porém, pode ser usado também para identificação (localização de um indivíduo dentre vários), mas neste caso pode apresentar falhas acima do aceitável, de acordo com a quantidade de templates (digitais), a qualidade do equipamento e algoritmo de identificação utilizados. 

 

Mesmo sendo uma solução considerada confiável, a biometria digital apresenta um índice maior de falhas para idosos e crianças, cujas digitais são imprecisas, dificultando a identificação.  

 

Outro aspecto a ser considerado é que esse tipo de controle de acesso não é indicado para áreas molhadas, o que pode ser muito comum nos clubes. Sem contar que, em períodos de pandemia, pode ser um vetor de contaminação, em virtude do toque. 

 

Nossa recomendação para biometria digital é que seja implantada como método de identificação alternativo, conjugado com outros métodos. 

 

4. Biometria Facial

 

Provavelmente, a forma mais segura de controlar o acesso, facilitando a gestão de clubes e oferecendo total controle sobre quem circula pelo local e oferecendo dados para análise dos acessos. 

 

Como toda a identificação por biometria, garante que cada pessoa só entre nos espaços que têm direito, não adentrando áreas restritas. 

 

Possui baixíssimo índice de falhas, permitindo reconhecimento rápido e com exatidão, independentemente do corte de cabelo ou barba – recomenda-se remover as máscaras para a identificação. 

  

Seu custo de implantação ainda é elevado, mas os benefícios e comodidade compensam o investimento. Sem falar na questão estética, tornando o ambiente com um aspecto de modernidade. 

 

Um ponto a se preocupar na implantação é o controle de iluminação no local de identificação, a incidência de luz natural excessiva pode prejudicar o reconhecimento em alguns casos. 

 

Layout certo para o seu ambiente de acesso 

 

É muito importante destacar que para esse sistema de identificação, assim como para a gestão de clubes no geral, é muito importante certificar-se de que o software é adequado às necessidades do ambiente de controle de acesso. O software precisa se adequar a quantidade de pontos de validação e apresentar mensagens claras e objetivas, permitindo que o usuário saiba o que deve ser feito no caso da negativa de acesso. 

 

Por exemplo: ter um layout que permita ao operador verificar todas as pessoas da família em tela ao identificar um veículo, facilita a marcação do controle de acesso, em clubes onde a passagem pela portaria veicular concede acesso geral as dependências do clube. 

 

Maior segurança no controle de acesso de pedestres 

 

O controle do acesso de pedestres é essencial para garantir a segurança de todos os sócios e colaboradores do clube.  

 

Além disso, controlar o trânsito de pessoas permitirá à gestão de clubes conhecer melhor seus associados, descobrindo informações importantes para elevar o nível de serviços oferecidos aos sócios e seus dependentes. 

 

Para isso, claro, é preciso a adoção de um ERP especialista em gestão de associações, como ASC Club. 

 

Entre os dados que poderão ser acessados e transformados em insights para uma gestão de clubes mais eficiente, podemos destacar: 

 

  • Frequência de ida ao clube; 
  • Áreas mais utilizadas e as que atraem menor público; 
  • Dias e horários de pico em cada espaço, bem como quando são menos utilizados; 
  • Associados inadimplentes. 

 

Com o ASC Club existem diversas formas de se executar a identificação do pedestre. Por exemplo, utilizando meios como a biometria digital, biometria facial, código de barras e cartão mifare

 

Mediante as necessidades e características da instituição, os meios de controle de acesso são escolhidos – sempre visando maior eficiência à gestão de clubes.  

 

Podemos concluir que associações e clubes precisam da tecnologia para maior controle de acesso e outras facilidades.

 

Por esse motivo, a ASC Solutions criou o ASC Club, software de gestão de clubes totalmente customizável, para melhor atender as particularidades do seu clube. 

 

Ele permite que o gestor acesse dados atualizados em tempo real, garantindo maior assertividade em suas decisões e redução de custos, em função da maior visibilidade de toda a operação associativa. 

 

Também torna a entrada e saída de carros e pedestres muito mais segura, ágil e eficiente. 

Fale com nossos consultores e conheça todas as funcionalidades de ASC Club. 

CONHEÇA
NOSSAS SOLUÇÕES PERSONALIZADAS

Descubra como podemos ajudar sua gestão a ter maior eficiência e economia.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba Novidades, notícias e material de apoio exclusivo gratuitamente

ebook
9 dicas para atrair e manter sócios em seu clube