logo

Acesso de veículos em clubes: controle e segurança

Controlar o acesso de veículos em clubes é um dos grandes desafios da gestão porque envolve a delicada – e essencial – questão de segurança, bem como o cumprimento das normas da instituição. 

Ou seja, é preciso que os associados consigam entrar no estacionamento para, assim, ir aos espaços a que têm direito. Também é necessário garantir que colaboradores, prestadores de serviços e outras pessoas autorizadas acessem a área. 

Tudo isso com a devida segurança, agilidade e praticidade. Como equacionar todos esses elementos? A resposta está no uso de soluções modernas para acesso de veículos em clubes, como leitor de placas, por exemplo. 

Siga na leitura e conheça algumas das principais soluções para que a entrada e saída de carros em seu clube seja um processo eficiente. 

 

Principais problemas da falta de controle de acesso de veículos em clubes e associações 

 

A falta de visibilidade para controlar a entrada e saída de pessoas e veículos em clubes e associações gera problemas sérios à gestão da instituição. Entre eles, destacamos: 

 

  • Aumento da inadimplência – se os associados percebem que têm livre acesso ao estacionamento e demais espaços do clube podem deixar de lado a regularização dos débitos; 
  • Redução na proteção – pessoas não autorizadas colocam em xeque a segurança. E, havendo algum incidente ou depredação, por exemplo, fica difícil identificar e penalizar o culpado. Ou seja, o clube precisará arcar com as consequências financeiras – e de imagem; 
  • Pessoas não autorizadas usando a estrutura – quando indivíduos sem nenhuma ligação com a associação, entram e usufruem de seus serviços causam transtornos variados – prejuízo, descontentamento de associados, etc.; 
  • Percepção de descontrole e desorganização
    Um controle de acesso ineficiente gera entre os sócios um sentimento de descontrole de desorganização do clube, afetando a avaliação de competência e imagem geral da diretoria e administração do clube.

     

Todos esses graves problemas acima mencionados podem levar a um problema ainda maior: a desistência de associados. Notando todas essas falhas na proteção e organização do ambiente, os associados podem deixar de ver no clube um espaço familiar para seus momentos de diversão. 

Nota-se, portanto, que o acesso de veículos em clubes é uma prática essencial. Assim como adotar soluções modernas que permitam a gestão eficiente de entrada e saída de carros no estacionamento. 

 

Soluções que funcionam para controle de veículos 

 

Muitas soluções podem ser adotadas para uma maior proteção na entrada e saída da garagem de clubes recreativos. 

Todas elas práticas, sem que o associado precise sair de seu carro. Entre elas: 

  • Sistemas de identificação por código de barras tradicional ou QR Code – o associado aproxima o cartão do leitor que está próximo à cancela e ela libera o acesso; 
  • Cartão de proximidade – Um cartão com chip é aproximado de um leitor, permitindo identificação do sócio e sua validação. 
  • Biometria Digital – como o próprio nome diz, a digital do usuário é identificada pelo equipamento próprio para isso, liberando a entrada; 
  • Biometria Facial – semelhante ao item anterior, porém é o rosto do associado que precisa ser identificado para autorizar o carro a entrar no estacionamento. 

Para ter mais detalhes sobre essas soluções, sugerimos a leitura de nosso artigo exclusivo sobre sistemas de identificação. 

 

Acesso de veículos em clubes por tags e leitura de placas 

 

  1. Leitura de tagsRFID (radiofrequência)

Além das ferramentas anteriormente mencionadas, que também servem para controlar a entrada e saída de pedestres, o uso de TAGs é uma excelente alternativa para o acesso de veículos em clubes. 

Seu funcionamento é semelhante ao sistema usado na cobrança de pedágios. O veículo instala uma TAG no para-brisa e, sempre que entra ou sai do estacionamento, uma espécie de scanner faz a leitura para liberação (ou não) da cancela. 

  1. Controle de acesso de veículos em clubes por meio de LPR

O Reconhecimento Automático de Placas (LPR – License Plate Recognition) é um sistema que utiliza um módulo eletrônico para reconhecer caracteres automaticamente.  

Para isso, uma câmera IP captura automaticamente a placa do carro, um sistema compara com o banco de dados e executa a ação: abrir ou não a cancela para o carro passar.  

Em relação a todas essas soluções voltadas a controlar o acesso de veículos em clubes, vale lembrar que: 

  1. A cancela deve possuir sistema de proteção contra acidentes. Como fotocélulas que identificam presença de objetos ou laço indutivo que identificam a massa metálica, ambos servem para evitar um choque acidental com o carro; 

    2. A entrada/saída do veículo só é liberada após a confirmação do cadastro, ou seja, a placa do automóvel ou tag precisa estar devidamente cadastrada na plataforma de gestão – veja nosso artigo que mostra como um APP exclusivo para clubes permite o cadastramento via smartphone! 

 

ASC Club, uma solução perfeita para acesso de veículos em clubes 

 

ASC Club é um software desenvolvido especialmente para clubes que, entre outras múltiplas funcionalidades, resolve de uma vez por todas o desafio de ter um controle de acesso seguro e com a eficiência desejada. 

Além de oferecer segurança aos usuários do espaço, diminui a carga de trabalho das equipes encarregadas do controle, bem como gera dados importantes para a gestão.  

Outro aspecto de grande relevância de ASC Club está em seu exclusivo layout de tela. Ao identificar a placa do carro, mais do que liberar acesso, o software permite confirmar a identidade de todas as pessoas que estão no carro. 

Em outras palavras, a solução identifica titulares e dependentes. O que é extremamente importante, principalmente em clubes cuja única validação de acesso é a entrada no estacionamento. 

Mostramos aqui que a tecnologia é aliada da gestão de clubes, incluindo o gerenciamento de entrada e saída de veículos. 

Oferecendo segurança e fazendo cumprir as regras da instituição, ASC Club é uma solução perfeita para controlar acesso de veículos em clubes.  

Além disso, entrega inúmeras outras vantagens para o gestor, tendo em vista que é um software especialista. Ou seja, foi desenvolvido para atender as particularidades de um Clube. 

 

Entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração de ASC Club agora mesmo! 

 

CONHEÇA
NOSSAS SOLUÇÕES PERSONALIZADAS

Descubra como podemos ajudar sua gestão a ter maior eficiência e economia.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba Novidades, notícias e material de apoio exclusivo gratuitamente

ebook
9 dicas para atrair e manter sócios em seu clube